Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2014

STAE prepara recenseamento eleitoral preocupado com ataques militares

Processo arranca daqui a duas semanas em todo o país.




O Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) manifesta preocupação com a intensificação da tensão político – militar em alguns pontos do país, quando faltam 15 dias para o arranque do recenseamento eleitoral para as quintas eleições presidenciais e legislativas e as segundas para as assembleias provinciais.

O recenseamento, que vai decorrer em todo o país entre 30 de janeiro e 14 de abril, constitui o primeiro passo rumo ao pleito eleitoral de 15 de outubro.

Em entrevista ao jornal O País, Lucas José, director do gabinete de imprensa no STAE, admitiu que vai ser complicado fazer o recenseamento em alguns distritos devido aos ataques em alguns pontos. “Alguns colegas baseados em algumas províncias terão dificuldades inclusive para movimentar equipamentos e pessoas para essas zonas. É uma situação preocupante e lamentável. De qualquer modo, estamos preparados para ver qual vai ser a evolução da situação”, explicou Lucas José, na tarde de ontem.

Gorongosa, em Sofala, é o distrito onde se vive praticamente um cenário de guerra, com perto de quatro mil deslocados concentrados na vila- sede.

Em Inhambane, os distritos de Homoíne e de Funhaloro também entraram para o mapa dos ataques militares perpetrados pela guerrilha da Renamo.
O registo eleitoral está a ser preparado para todo o território nacional, incluindo os pontos onde se registam confrontos militares.

“É um assunto que acho que em devido momento, e dependendo de caso, a CNE (Comissão Nacional de Eleições) terá que apreciar as condições reais que existem no país e tomar uma posição em relação às zonas que não oferecem condições de segurança para o recenseamento eleitoral”, explicou o director do gabinete de imprensa do STAE.
publicado por Jornal Urbano De Moçambique às 07:55
link do post | comentar | favorito
partilhar

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Março 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Cidadão suicida-se no cem...

. Desmaios frequentes agita...

. “Regime da Frelimo será j...

. Monteiro arruma tabuleiro...

. Corrupção desvia pelo men...

. Frangoulis diz que Procur...

. Partido Frelimo afasta-se...

. Dhlakama anuncia para Abr...

. Nyusi reitera compromisso...

. A reacção da única filha ...

.arquivos

. Março 2015

. Fevereiro 2015

. Novembro 2014

. Outubro 2014

. Agosto 2014

. Julho 2014

. Junho 2014

. Março 2014

. Fevereiro 2014

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

.tags

. todas as tags

SAPO Blogs

.subscrever feeds