Segunda-feira, 20 de Janeiro de 2014
A Polícia de Trânsito (PT) está a testar um novo equipamento designado Assistente Pessoal Digital (PDA) com a função de detectar cartas de condução e livretes falsos nas estradas moçambicanas.
O PDA é um aparelho de dimensões reduzidas dotado de capacidade computacional com possibilidade de interconexão com um computador pessoal e uma rede informática sem fios para acesso a e-mail e internet.
Segundo escreve o Jornal Domingo equipamento foi adquirido pelo governo moçambicano, através do Ministério dos Transportes e Comunicações, com o objectivo de reduzir ao máximo a falsificação das cartas de condução no país.
Explicando o seu funcionamento, o Chefe da Repartição das Operações de Trânsito do Departamento de Trânsito no Comando Geral da Polícia, Paulo Langa, disse que depois da introdução do número da carta de condução na referida máquina, aparece a resposta solicitada em menos de um minuto.
“Se o agente estiver posicionado num ponto onde há oscilação de internet ou não há rede, o agente e o visado terão que procurar um posto policial mais próximo onde poderão processar os dados. Caso não, terão que ligar para o INATTER e ditar o número da carta. Para este caso poderão receber o resultado depois de 30 minutos no máximo”, explicou Langa, citado pela mesma fonte.
Disse ainda que caso o condutor se esquecer da sua carta ou livrete bastará apenas dizer o seu número para se apurar a verdade.
O chefe da repartição disse que os aparelhos poderão entrar em funcionamento ainda no decorrer deste semestre, sendo que no fim de Janeiro corrente haverá capacitação dos agentes de PT afectos nas regiões sul, centro e norte.
Para permitir a flexibilização na obtenção dos resultados esperados com esta medida todas as esquadras ou postos policiais serão equipados com este equipamento nos próximos dias.
De ismael gafur a 21 de Janeiro de 2014 às 14:05
Boa tarde
Gostaria que incluisee uma linha para o cliente , para que o portador do livrete pudesse confirmar sua documentacao .
Comentar post