“Fenómeno Quisse Mavota” chegou a Manhiça
Nas últimas duas semanas, mais de 50 alunas desmaiaram em circunstâncias estranhas, lançando o medo na instituição de ensino. O fenómeno tem atacado apenas as alunas, deixando-as inconscientes e agressivas
Agitação e pânico é o ambiente que tomou conta dos alunos na Escola Secundária da Manhiça, na província de Maputo, na sequência da eclosão de uma onda de desmaios que ataca apenas as raparigas. Trata-se de um fenómeno estranho, caracterizado também por ataques esquizofrénicos, associado a manifestações de espíritos que, segundo os alunos, pretendem transmitir uma mensagem à direcção da escola.
A agressividade entra também no cenário. Em alguns casos, as vítimas atacam quem está por perto. Semana passada, numa das ocasiões de desmaios, uma das alunas partiu a janela da sala de informática com uma pedra.
“Sinto uma dor interior, como se alguém estivesse a bater-me. O peito dói e a cabeça fica a girar. Garanto que a maioria das meninas já desmaiou pelo menos uma vez”, disse Ruthe Yuran, uma das vítimas.
“Parece que estou trancada numa aldeia e depois de acordar não me recordo de nada”, referiu Wina da Cecília, que também já foi atacada.
. Cidadão suicida-se no cem...
. Desmaios frequentes agita...
. “Regime da Frelimo será j...
. Monteiro arruma tabuleiro...
. Corrupção desvia pelo men...
. Frangoulis diz que Procur...
. Partido Frelimo afasta-se...
. Dhlakama anuncia para Abr...
. Nyusi reitera compromisso...
. A reacção da única filha ...