Comunicado de Imprensa

Apresentamos os nossos sentimentos à família do jovem polícia moçambicano que foi morto ontem em Inhambane, mal começava a servir o seu país. Esta morte representa o último numa série de eventos trágicos e preocupantes causados pela violência política constante. Os Estados Unidos apelam a todos os intervenientes na arena política para que condenem este e outros actos de violência similares.
Preocupam-nos profundamente os relatos de confrontos contínuos entre elementos armados da Renamo e forças governamentais. A confirmação por parte da Renamo de que existem elementos da segurança do partido por todo o país é altamente perturbante. Repetimos as nossas declarações anteriores de que o uso da violência não resolverá as diferenças políticas.
O Governo dos E.U.A. está também bastante alarmado com os relatos de movimentos de populações vulneráveis na zona da Gorongosa e na província de Inhambane. Estas populações foram forçadas a fugir da violência durante esta época essencial de cultivo. Imploramos a cessação de todas as acções que causem danos ou coloquem as populações em risco.
Os Estados Unidos permanecem defensores da paz e prosperidade em Moçambique, e nesse sentido apelam a todas as partes para que salvaguardem pacificamente o futuro do país. O fim do impasse actual exige a vontade de ambas as partes se sentarem juntas para negociarem uma solução pacífica e duradoura.
Maputo, 15 de Janeiro de 2014.
EMBAIXADA DOS EUA - SERVIÇOS DE IMPRENSA - Prédio JAT 1231 -5° andar -Maputo -Tel: 21 35 5406 Fax: 21 32 9256 -
http://www.facebook.com/U.S.embassymaputo- Email: MaputoIRC@state.gov- Homepage:. maputo.usembassy.gov