A selecção nacional de futebol de Moçambique joga esta quarta-feira, às 20.00 horas, no Cape Town Stadium, uma cartada difícil frente à Nigéria, partida da segunda jornada do Grupo “A” do CAN Interno.

O encontro é de crucial importância para as duas selecções, uma vez que perderam na estreia. Moçambique sucumbiu frente à África do Sul, por 1-3, enquanto os nigerianos perdiam diante do Mali, por 1-2.
Os “Mambas”, se quiserem ganhar esta partida, devem mudar muita coisa no seu xadrez e na sua maneira de encarar os jogos, porque até ao momento têm sido muito frágeis psicologicamente. Muitas vezes transportam na mente o nome do país adversário, mesmo antes de entrarem em campo. O que a selecção deve ter em mente é que esta Nigéria não é a mesma que normalmente aparece em eventos internacionais, ou seja nos CANs e campeonatos do mundo.
A selecção da Nigéria é constituída por jogadores que actuam nas provas internas do país. Aliás, só para recordar aos leitores, alguns destes jogadores fazem parte da equipa que no passado foi eliminada de forma humilhante pela Liga Muçulmana na Taça CAF. Pelo que nada de transportar fantasmas para o jogo desta noite. Mas uma coisa tem de ser feita pelos técnicos: alguns jogadores que alinharem de início frente à África do Sul devem sentar-se no banco, caso contrário estamos condenados à eliminação precoce.
No jogo desta quarta-feira, quem perder arruma automaticamente as malas e só fica à espera de cumprir o calendário na última jornada, portanto domingo, na qual Moçambique vai defrontar o Mali e a Nigéria bater-se-á com a África do Sul.
Entretanto, ainda hoje, a abrir a ronda, os sul-africanos jogam com o Mali. Recorde-se que estas duas equipas venceram na primeira jornada.