Uma menor de 13 anos de idade, de nome Antonieta Ubisse, foi retirada à força do convívio familiar em Magude, Maputo, supostamente para ser explorada como empregada doméstica, no distrito de Morrumbene, em Inhambane, onde era barbaramente maltratada.
O referido tio levou-a até à sua casa em Morrumbene para cuidar de seus filhos menores. Já na referida casa, Antonieta conta que por várias vezes era agredida fisicamente e passava horas a fio sem uma única refeição. Mais tarde, o suposto tio tentou violá-la sexualmente.
Face aos maus tratos, a vítima viu-se obrigada fugir de casa e, sem alternativas, percorreu perto de 40 km a pé até à cidade da Maxixe para escapar das garras do mesmo, para onde pediu apoio às autoridades governamentais locais.
Josefina Chapo, directora da Saúde, Mulher e Acção Social em Morrumbene, conta que a menor teria chegado ao hospital distrital pelas mãos da polícia da Maxixe, com arranhões na face e com uma aparência abatida, o que evendiciava sinais de violência física.
Imediatamente, trataram dos ferimentos da menor, que actualmente está a registar melhorias.