Pelo menos duas pessoas que se supõem que pertençam a uma rede de burladores foram detidas pela polícia na cidade do Chimoio e recuperados 27 ar condicionados adquiridos por meio de uma burla.
Os supostos burladores recorriam ao uso de cheques extraviados e sem cobertura.
Os aparelhos foram comprados na cidade da Beira, na semana passada. No entanto, logo que o proprietário do estabelecimento comercial se apercebeu que teria sido alvo de mais uma burla, tomou a iniciativa de notificar o caso à polícia.
O cheque continha um valor aproximado aos 700 mil meticais. Os indivíduos, para lograr os seus intentos, alegaram ao proprietário do estabelecimento comercial que a quantidade dos aparelhos seria para uma instituição hoteleira na cidade de Quelimane, quando, na verdade, seguiriam para a cidade do Chimoio, onde seriam colocados à venda no mercado.
O porta-voz do Comando Provincial da Polícia da República de Moçambique, em Manica, Belmiro Mutadiua, referiu que este não era o primeiro caso para o qual a polícia era notificada por comerciantes que já teriam sido vítimas de burla.