Quarta-feira, 27 de Novembro de 2013
Artur Nel Araújo, 21 anos de idade, residente no bairro 6 na cidade de Xai-Xai, Eugénio Zibia, 24 anos, residente na Praia de Xai-Xai, e Stélio Ivo Bila, 25 anos, residente no bairro do Alto-Maé, na cidade de Maputo, estão a contas com a Polícia na cidade de Xai-Xai, na província de Gaza, desde o fim-de-semana passado, por crimes de burla, ameaças de morte e sequestros.
A Polícia da República de Moçambique (PRM), na província de Gaza, não revela esses nomes por alegada presunção de inocência dos presos, mas confirma que deteve, na última sexta-feira, dia 22 de Novembro, na cidade de Xai-Xai, três indivíduos indiciados na associação para delinquir concorrente ao roubo por burla em defraudação.
Os três jovens de 21, 24 e 25 anos de idade, respectivamente, segundo o porta-voz da PRM em Gaza, Jeremias Langa, em contacto com Canalmoz, actuavam na cidade de Xai-Xai desde Setembro passado, emitindo chamadas e mensagens telefónicas, vulgo SMS, de ameaças contra individualidades e empresários daquela cidade.
De acordo com a nossa fonte, nas suas chamadas e mensagens, os indiciados ameaçavam as suas vítimas de morte e sequestro, cobrando-lhes elevado dinheiro entre 50 mil e 150 mil meticais para, alegadamente, não concretizarem esses propósitos.
"Eles ligavam para a vítima e diziam que têm mandato e que foram pagos para lhe matar ou raptar dentro de algumas horas, mas se não quer que isso aconteça deve pagar um valor que era determinado por eles. As vítimas, com medo de serem mortas ou sequestradas, faziam depois os depósitos dos valores solicitados numa das contas bancárias pertencente a esses malfeitores", disse Jeremias Langa.
A detenção, de acordo com o porta-voz da PRM em Gaza, foi graças à denúncia popular, depois destes em mais uma investida, terem conseguido extorquir 25 mil meticais a uma das suas vítimas que depositou o dinheiro na conta bancária de um dos acusados ora presos, cujos nomes Jeremias Langa recusou-se a fornecer.