A Comissão Nacional de Eleições (CNE) decidiu anular o processo de votação na cidade nortenha de Nampula, devido a omissão, nos boletins de voto, da candidata do Partido Humanitário de Moçambique (PAHUMO), Filomena Mutorropa.

A decisão foi tomada durante uma reunião plenária que teve lugar na noite de ontem, na sede deste órgão, em Maputo.
No final da mesma, a CNE emitiu um comunicado através do qual anuncia a suspensão do apuramento parcial no Município de Nampula.
O porta-voz da CNE, João Beirão, que leu o comunicado, explicou que a candidatura de Mutorropa foi aceite pela CNE, tendo constado na lista definitiva de concorrentes à presidência do Município, por isso, Mutorropa realizou a sua campanha eleitoral segundo estabelece a legislação eleitoral.
Beirão explicou que o material para a produção do boletim de voto foi objecto de verificação pelos mandatários de candidatura e remetido à produção.
Contudo, no acto de produção, o nome de Mutorropa e a sua fotografia foram omitidos do boletim.
Perante esta constatação e considerando que a votação para a escolha do Presidente do Conselho Municipal e para os membros da Assembleia Municipal decorre em simultâneo, bem como o apuramento dos resultados, a CNE reunida em sessão plenária, decidiu suspender o apuramento parcial, revelou.
Os candidatos e mandatários, segundo a CNE, serão notificados para providenciar a protecção e segurança das urnas.