
Sete membros do Fórum dos Desmobilizados de Guerra de Moçambique em Nampula estão desde o dia nove de Novembro corrente detidos no Comando Provincial do Exército em Nampula, acusados de pertencerem ao grupo dos homens armados da Renamo, segundo denunciou o líder do Fórum dos Desmobilizados de Guerra, Hermínio dos Santos.
Os homens ora detidos, segundo Hermínio, encontravam-se reunidos na sua sede naquele ponto do País para tomarem conhecimento da carta enviada ao chefe de Estado com as reivindicações do grupo, de entre as quais a fixação da pensão em 20 mil meticais.
Hermínio conta que os homens ficaram detidos durante dois dias na esquadra, sem visita, e dois dias depois (11) foram transferidos para o Comando do Exército.
De lá para cá, passam dez dias, os homens não têm recebido visita e não se tem informação dos mesmos.
Preocupado, Hermínio diz ter procurado falar com o ministro da Defesa Nacional, Filipe Nyusi, mas sem sucesso.