Fontes internas do partido Renamo dizem estar a procura do seu líder, Afonso Dhlakama, ora em parte incerta alegadamente, para vir a Maputo, no tão aguardado encontro entre ele e o Presidente da República, Armando Guebuza.
Segundo escreve o Magazine, na presente edição, António Muchanga, da Renamo explicou que o seu partido está a levar a cabo uma operação com vista a localização do líder da Renamo, Afonso Dhlakama.
De acordo com Muchanga “ o passo seguinte é procurarmos localizar o presidente Dhlakama, porque nós também não sabemos onde ele está. Depois vamos avaliar as questões de segurança para vermos se é possível ou não a realização desse encontro”, ajuntou.
Segundo a fonte, curiosamente, a Renamo confirma ter recebido o convite oficial do PR, na mesma sexta-feira (8 de Novembro), em que o encontro estava agendado “e não na segunda-feira, dia 4, como disse, Edson Macuácua, porta-voz do PR”.
Entretanto, o Chefe de Estado, Armando Guebuza reiterou no sábado passado, que está disposto a se reunir com Afonso Dhlakama, em Maputo, por acreditar que o líder da Renamo é parte da solução da tensão político/militar que se vive no país.